Tragédia sanitária envolvendo equinos no Brasil

A edição mais recente da Pesquisa Veterinária Brasileira (PVB) traz em sua capa o estudo “Reflections on the tragedy of horse feed contamination by monocrotaline in Brazil”, liderado pelo Prof. Fábio de Souza Mendonça, docente do Programa de Pós-Graduação em Biociência Animal (PGBA/UFRPE). O artigo analisa, com profundidade científica inédita, o maior episódio de mortalidade de equídeos já registrado no país, decorrente da contaminação de ração comercial com monocrotalina, um potente alcaloide pirrolizidínico presente em espécies de Crotalaria.

O trabalho foi desenvolvido em cooperação com o Setor de Anatomia Patológica da UFRRJ, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e o United States Department of Agriculture (USDA). A investigação integrou dados epidemiológicos, clínicos, histopatológicos, toxicológicos e moleculares, permitindo elucidar rapidamente a causa da tragédia e subsidiar ações regulatórias para contenção do problema.

A repercussão nacional e internacional foi imediata. O estudo foi selecionado como artigo de destaque da Newsletter da Davis-Thompson Foundation, a principal instituição mundial de educação em patologia veterinária, e recebeu cobertura especial no canal Veterinary Anatomic Pathology News, que enfatizou sua relevância inédita para a área de diagnóstico de intoxicações em equinos.

A publicação consolida a UFRPE, o PGBA e seus parceiros como referências na investigação de surtos, no diagnóstico em patologia veterinária e na proteção da saúde animal no Brasil e no mundo.

Intoxicação Donças Cavalos Brasil Tragédia Ração de Cavalos.